quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tecidos de Preenchimento

- Parênquimas: O parênquima é o tecido fundamental dos vegetais. Tem duas funções importantes: A realização da fotossíntese e o armazenamento de reservas. Os parênquimas se subdividem em:

- Tecidos de síntese e reserva: São formados por células vivas, com paredes celulares primárias e ainda com capacidade de multiplicação por mitose. Existem dois tipos de parênquimas de tecidos de síntese e reserva, são eles:

- Parênquima clorofilado: Apresenta células ricas em cloroplastos, que realizam a fotossíntese. Encontramos duas variedades desses parênquimas clorofilados:

- Parênquima paliçádico: São formados por células alongadas, dispostas à maneira de uma paliçada, as células deixam entre si espaços intercelulares pequenos. Conhecidos por meatos.



- Parênquima lacunoso: Formados por células arredondadas ou irregulares, que deixam entre si espaços intercelulares grandes, chamados lacunas.

- Parênquima de reserva: Formados por células aclorofiladas relacionadas com a reserva de amido, água, ar, sacarose, caroteno, licopeno, etc. Esse tipo de parênquima é frequente em raízes, como a mandioca, e em caules subterrâneos, como a batata, que armazenam amido.

- Parênquima Aquífero: Acumula água nos seus espaços intercelulares. Caracteriza os cactos e outros vegetais suculentos.

- Parênquima Aerífero: Formados por células que deixam, entre si, espaços por onde circula o ar, com função de flutuação e respiração. Um exemplo é a vitória-régia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário