quarta-feira, 17 de julho de 2013

Introdução a histologia vegetal e tecidos


A Histologia Vegetal é o ramo da biologia que estuda os tecidos vegetais e suas funções. Os tecidos são agrupamento de células similares que desempenham uma mesma função. Os vegetais foram os primeiros seres vivos a apresentarem tecidos.O estudo das células começou no século XVI, com a invenção do primeiro microscópio. Ainda que impreciso, permitiu o início dos estudos por parte dos histologistas. 

O avanço da tecnologia permitiu a produção de estudos mais detalhados. Os tecidos observados no microscópio devem ser bastante finos, para que a luz possa atravessar toda a camada de células, e gerar uma boa imagem. O uso de corantes ajuda na identificação das partes das células, como Azul de Metileno, Fenolftaleína, etc.

As pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores. As plantas vasculares ou traqueófitas possuem maior porte porque além de terem xilema e floema, possuem tecidos de sustentação, o colênquima e o esclerênquima.
               
 



 Tecidos são grupos de células especializadas para determinado tipos de ações, que os vegetais possuem. Os tecidos são divididos em:

- Tecidos adultos: Derivam de meristemas, possuem células diferenciadas. São os tecidos de condução, sustentação, revestimento e os parênquimas. Os tecidos adultos dividem-se em:

- Tecidos Meristemáticos: As células que compõem uma planta formaram-se a partir de tecidos meristemáticos, formados por células que têm uma parede primária fina, pequenos vacúolos e grande capacidade de realizar mitose. Os meristemas classificam-se em:

- Primário: Formado por células embrionárias, citoplasma e núcleo volumoso. Ao se multiplicarem, promovem o crescimento longitudinal dos vegetais. Está localizado no ápice do caule e dos ramos e numa posição subterminal nas raízes. Está divido em:

- Dermatogênio: Origina a epiderme.

- Periblema: Origina os tecidos da casca.

- Pleroma: Origina os tecidos do cilindro central.

http://nibrajr.files.wordpress.com/2011/02/lll.jpg 

- Secundário: É constituído por células que readquiriram a capacidade de divisão celular. 

Características:

- Diferem das células do meristema primário pela presença de grandes vacúolos no citoplasma. 

- Está localizado na casca e no cilindro central das dicotiledôneas e gimnospermas com mais de um ano, após a formação. 

- Na casca encontramos o felogênio, uma subdivisão do meristema secundário que forma, para fora dela, um tecido de revestimento morto, chamado súber ou floema. 

- Para dentro da casca, o felogênio forma um tecido vivo, chamado feloderme. 

- No cilindro central, o cambio forma os tecidos de condução secundários, chamados floema e xilema. 

- O crescimento secundário é uma característica das gimnospermas e dicotiledôneas, sendo raro nas monocotiledôneas.

http://nibrajr.files.wordpress.com/2011/02/llllnjnin.jpg

2 comentários:

  1. muito ruim, nada a ver, meus ovos, fiiih duma egua sua mãe caga pregokkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E justo!!! Maonezekkkkk
      Limpar a bunda com papel igente
      kkkk
      E justo

      Excluir